Para vencer, saia do armário

Quantos dias conturbados você já teve pelo fato de estar vivendo, sendo quem não é, ou fazendo algo que não gosta? Já parou para pensar como sua vida seria diferente se você saísse deste seu armário?

Esse artigo destina-se a você caro leitor, que ainda se encontra escondido em seu armário. Mas calma, pense comigo, já pensou quantas barreiras precisam ser quebradas antes de você sair do armário.

 Já imaginou que hilário seria se o fato de sair do armário não destina-se apenas ao homossexuais, mas sim para muitas coisas na vida. De certa forma não considero justo o fato de somente as pessoas LGBTQ+ terem que assumir alguma coisa, “sair do armário”. Afinal nós gays não cometemos nenhum crime para termos que “assumir” alguma coisa, é como se tivéssemos que passar pelo constrangimento e humilhação simplesmente por sermos quem realmente somos, e você é quem realmente demonstra ser?

Pense comigo, numa situação hipotética você está com sua família em um almoço de domingo, e após pensar muito, passar noites sem dormir, após sofrer sozinho desde a adolescência e cogitar todas as possibilidades de reação da sua família, você se sente tão confiante a ponto de resolver “assumir”, resolve então sair do armário e admitir para toda sua família que é hétero. Você não leu errado, nessa situação surreal você está admitindo que gosta do sexo oposto, sua mãe com os olhos cheio de lagrimas olha pra você e diz que sempre soube, seu pai transtornado, anda de um lado para o outro e indaga que isso só pode ser influencia de seus amigos.

Numa outra situação você já é mais maduro e está na faculdade, mas sente que precisa contar algo aos seus amigos, afinal você já falou para sua família e foi tranquilo. Após viver muitos anos transparecendo ser outra pessoa por medo da opressão social resolve quebrar essa barreira, chegou o momento de sair do armário, então reuni seus melhores amigos em uma mesa de bar e finalmente abre o jogo.

Comenta com os amigos que tem um bom tempo que quer fazer isso, porém estava com medo de como seriam suas reações, enfim “assume” que é negro. Novamente você não leu errado, e é isso mesmo que assumiu, sua melhor amiga lhe da um abraço e diz que já desconfiava, mas que nada vai mudar, e seu parceiro do peito diz que não é problema até tem outros amigos que são também.

Brincadeiras a parte, mas praticamente todo mundo que conheço acredita que sair do armário se refere apenas a assumir sua sexualidade, mas não é. Você pode sair do armário de várias formas, pode sair pra assumir a postura de bom pai, coisa que nem deveria estar no armário. Pode sair do armário para assumir uma postura mais ética e não furar filas, não jogar lixo na rua, ser mais amoroso com o próximo e não se sentir constrangido em estender a mão pra ajudar algum desconhecido.

Trazendo para uma realidade mais próxima de você, já cogitou a assumir pra você mesmo que você também possui fraquezas? Deixe essa armadura de cara durão de lado, ou essa postura de mulher durona do século XXI e assuma que você possui defeitos, que possui sonhos e ambições, que você já errou e já aprendeu muito com seus erros, quebre essa barreira, esse bloqueio de achar que você não consegue, reprima essa sua arrogância de achar que é melhor do que o outro, ou que o mundo é muito opressor com você. Chegou a hora de você sair do armário.

Você pode sair do armário para combater a corrupção simplesmente não cometendo corrupção, também pode sair do armário pra ser mais tolerante em relação ao machismo ou crenças religiosas, você pode deixar sua melhor versão sair somente para ver o mundo de outro ângulo.

Quantas coisas você poderia ter feito se tivesse saído do armário antes, se tivesse assumido antes, pense como sua vida pode mudar se você fazer isso agora. Sair do armário é algo muito pessoal, cada um tem seu momento, sua hora, mas saiba que você não está sozinho nessa, pois todos os dias inúmeras pessoas como você estão espiando o mundo lá fora apenas pela fresta da porta dos seus armários, inúmeras pessoas estão juntando coragem, esperando o momento certo de sair, junte-se a esse manifesto e sai do armário você também.

Saia do armário pra ser mais feliz, saia do armário para fazer do mundo um lugar melhor, enfrente seus medos, e conquiste seu espaço, pare de ficar olhando o mundo apenas de uma fresta, e imaginando como seria se você estivesse lá fora também. Encontre as forças necessárias dentro de você, pois ninguém poderá te tirar do armário se você não quiser sair. 

Saia do armário e vença você também. 

Texto: Jean Oliveira. Foto: Archer Inventive; http://www.archerinventive.com

4 comentários em “Para vencer, saia do armário

    1. Olá, agradeço que tenha passado pelo meu blog, e deixado um comentário. Posso lhe dizer com toda certeza que essa fase da sua vida vai passar, e você sentira muito orgulho da pessoa que se tornou. Lembre-se desta frase “Saia do armário pra ser mais feliz, saia do armário para fazer do mundo um lugar melhor, enfrente seus medos, e conquiste seu espaço”.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: