Foi numa fala do Cortella que encontrei uma boa inspiração em meio caos do Coronavírus

Noite passada fiquei refletindo até tarde sobre tudo o que estou vivendo. Jamais imaginei vivenciar momentos como esse de isolamento quase total. O mundo está diferente, estamos enfrentando um inimigo invisível, e avassalador. Coronavírus ou Covid-19, como preferir chamar.

Sabemos que ele tem um poder inimaginável, pois não possui só a capacidade de nos roubar a vida, mas tem a poder de nos retirar sonhos, de nos fazer perder o emprego, de nos deixar inseguros, de reprimir nossa liberdade, são tantos exemplos. Ele possui infinitas possibilidades, e de modo geral, todos nós estamos perdendo alguma coisa.

E foi no meio deste caos que encontrei inspiração. 

No meu atual emprego semana passada tivemos uma idéia maravilhosa, após retomarmos nossas atividades no trabalho buscando um novo normal, resolvemos nos dividir em duplas, e todos os dias da semana durante 15 minutos uma dupla levaria aos colegas inspiração para começar bem o dia e atravessamos este caos da melhor maneira possível. A criatividade era livre, e poderíamos usar qualquer coisa.

Comecei a fazer algumas pesquisas, afinal quem nunca recorreu ao Google quando está sem idéias? Confesso que às vezes não sou muito criativo, e gostaria de levar ao meus colegas alguma reflexão que fizesse muito sentido ao atual cenário que estamos vivendo. Foi quando lembrei de um vídeo do Mário Sérgio Cortella no qual eu havia assistido a um tempo atrás, na época o vídeo fez muito sentido, e hoje percebi que está fazendo muito mais sentido do que antes.

Mario Sergio Cortella – Faça o Teu Melhor (Vídeo: Reprodução Canal do Cortella/Youtube)

“Faça o tem melhor, na condição que você tem enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda”

Cortella

Essa é a frase de impacto, é uma reflexão simples, porém difícil de executar. Afinal, é mais fácil terceirizar os problemas e encontrar justificativas em tudo e em todos, menos em nós mesmos. Quem aqui parou pra pensar em fazer o seu melhor, na atual condição que possui, enquanto não possui outra condição de fazer ainda melhor? Até então nem eu havia me perguntado isso. 

Me questionei, o que estou fazendo de diferente num mundo onde tudo está diferente. Ficar apenas esperando que tudo passe logo não me pareceu uma opção. Entendi que existe inúmeras possibilidades de lidar com essa situação, que existe outros meios de passar por tudo isso, entendi que neste momento eu que escolho a forma como vou lidar com tudo isso. 

Se você neste momento está na mesma situação que tantos outros que perderam alguma coisa para o Coronavírus, pare e repense alguns conceitos. Lembre-se que na vida nada é fixo ou permanente, tudo é transitório, momentos bons ou ruins não duram para sempre, mas ambos podem nos ensinar lições valiosas. 

E esta é a melhor hora para sermos testados, afinal, a gente nunca sabe o tamanho do nosso potencial até que sejamos tirado da nossa zona de conforto. Agora é o momento de fazermos o nosso melhor, não somente o possível, pois se você ou eu podemos fazer o nosso melhor e estamos contentes em fazer apenas o possível poderemos cair num lugar perigoso chamado “mediocridade”

E a mediocridade é o pior lugar para se estar, ficar lá é contentar-se com o meio termo, nem quente nem frio, é poder fazer o melhor e ficar satisfeito com o possível. Não é necessário fazer o melhor do mundo, mas o melhor na condição que você tem. 

Várias coisas começam a fazer sentido, lembro-me das inúmeras vezes onde  fiz o possível podendo ter feito o melhor naquela situação, e reclamei depois do resultado obtido. Este não é o momento de nós em nome da condição, degradarmos a ação. Está difícil pra todo mundo, e ambos estamos perdendo algo, porém prefiro pensar no que eu posso ganhar com tudo isso, e não aceitarei sair de tudo isso sem ter aprendido alguma lição. 

Espero que você também possa fazer o teu melhor na condição que você tem, até que tenha condições melhores de fazer melhor ainda. E qual é o melhor a se fazer? 

Isso só você saberá responder. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: